ORGANIZADORES E PALESTRANTES
Conheça mais sobre a equipe organizadora e os participantes do Simpósio.

Silvia Maria Sartor
Escola Politécnica da USP – Departamento
de Engenharia Química – Laboratório de
Simulação e Controle de Processos

Bióloga,  Mestre  e  Doutora em Oceanografia pela
Universidae de São Paulo, desenvolve o WebAtlas
para a Gestão de Zonas Costeiras,  na Escola Poli-
técnica da USP, utilizando geotecnologias.
Coordenou Estudos de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), em áreas marinhas, costeiras e zonas portuárias. Coordenou a  geração de Cartas SAO – Cartas de Sensibilidade ao Óleo e Derivados,  nas regiões da Baixada santista e litoral norte de São Paulo.  Orienta alunos no PROCAM – USP Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental. (ver Lattes)

Claudio A. Oller do Nascimento
Escola Politécnica da USP – Departamento
de Engenharia Química – Laboratório de
Simulação e Controle de Processos

Graduado e mestre em Engenharia Química
pelaEscola Politécnica da USP, é doutor em
Engenharia Química pela University of Salford
e pós-doutor pela Ecole Polytechnique Fédérale
de Lausanne. É professor titular da Universidade de São Paulo. Sua experiência tem ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos temas: Catalyst, Gaseificacao de Carvão, Modelagem Matemática, Modelling, Reator Eletrotérmico e Regenerator. Coordena o
CEPEMA  e o Laboratório de Simulação e Controle de Processos, ambos vinculados à Poli-USP.​ (ver Lattes)


TI: Jucimar C. Barbosa
(Lattes), Rafael Henrique Santos
Apoio:
Silvia Martins Baeder, Maria do Carmo Neves

 

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

EQUIPE TÉCNICA
Coordenação: Juliana Tristão Pires (Lattes)
Projeto Gráfico e Site:
Anne Palm
(Lattes)


 

PALESTRANTES


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996) e mestrado em Environmental Systems Analysis and Monitoring no International Institute For Aerospace Survey And Earth Sciences - ITC, Holanda. É analista ambiental do Inst. Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Paisagem, atuando principalmente nos temas: monitoramento ambiental, geoprocessamento, sensoriamento remoto. (ver Lattes)
 

Claudio Azevedo Dupas   IBAMA – Centro de Sensoriamento Remoto

Cinthia Masumoto 

IBAMA - Inst. Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
​  

Bióloga pela Universidade Mackenzie e mestre em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da USP. É  Analista Ambiental do Ibama, SP. Trabalhou como consultora em SGI segundo as normas ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, na gestão ambiental de indústrias, processos e empreendimentos. Tem experiência na área de Pesquisa Científica, Manejo de Animais Silvestres, Monitoramento ambiental, Avaliação de impactos e Licenciamento de empreendimentos. (ver Lattes)
 

Silene Cristina Baptistelli  

SABESP – Meio Ambiente
  

Graduada em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado, é mestre em Engenharia Civil e doutora em Engenharia Civil - Hidraulica pela Escola Politecnica da USP (2008). É funcionária da SABESP, e professora do Curso de Engenharia Ambiental do SENAC. Atua principalmente em saneamento básico, hidráulica marítima, dispersão de efluentes, gestão ambiental e modelação numérica. (ver Lattes)
 

Adriane Moreira Tempest 

Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, Minist. Público (GAEMA-Santos)
  

Engenheira Florestal, é pós-graduada em Turismo Ambiental e pós-graduanda em Gestão Ambiental. Trabalhou na Gestão de Unidades de Conservação e na Avaliação de EIA/Rima no Instituto Florestal de São Paulo. Em 2004 foi diretora do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Itutinga-Pilões em Cubatão. Desde 2009 atua como Assistente Técnica do Ministério Público Estadual, elaborando laudos e pareceres técnicos nos Inquéritos Civis do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (GAEMA), Ações Civis Públicas
e demais processos judiciais.
(ver Lattes)
 

Alexandre Tadeu Politano  

PETROBRAS - Tecnologia e Pesquisa
  

Biólogo formato pela UNISANTA, é mestre na área de Data Mining pela UFRJ (COPPE. Atua na área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) há 18 anos e há 10 anos trabalha no CENPES (Centro de Pesquisa da Petrobras/RJ), na Gerencia de Avaliação e Monitoramento Ambiental desenvolvendo atividades de modelagem de dados espaciais, análises, integração e visualização 3D de dados ambientais. (ver Lattes)
 

Silvia Maria Sartor


​  

Bióloga e Oceanógrafa, utiliza ferramentas de geotecnologia em pesquisas em áreas marinhas costeiras. Atua como docente, pesquisadora, orientadora de pós-graduação e consultora ambiental. Coordenou, no Estado de São Paulo, a geração das Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo na Bacia Marítima de Santos, inicialmente para a Petrobras e posteriormente para o Ministério do Meio Ambiente. Esses trabalhos geraram Cartas Táticas, Estratégicas e Operacionais. Desenvolve pesquisa de inovação na Escola Politécnica da USP. Voltada à elaboração de ferramenta para facilitar a gestão e o monitoramento de regiões marinhas costeiras. (ver Lattes)
 

Escola Politécnica – Universidade de São Paulo

Alexandre Marino  

Centro de Referência em Informação Ambiental CRIA – Sist. de Informação SpeciesLink
  

Bacharel em Ciência da Computação, com especialização em Geoprocessamento, trabalha há 15 anos com desenvolvimento de sistemas e estruturação de banco de dados. No Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) há 12 anos, é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema de informação e ferramentas online da rede speciesLink, em parceria com o INCT - Herbário da Flora e dos Fungos. Desenvolve o trabalho de integração, suporte e disponibilização de dados. (ver Lattes)
 

Rafael Medeiros Sperb 


​  

Oceanógrafo pela Universidade do Rio Grande, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pelo IHE Delft, Holanda e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor titular da Universidade do Vale do Itajaí e responsável pelo laboratório de Computação Aplicada à Gestão Ambiental. Dentre os projetos que desenvolveu destacam-se o Sistema de Informação do projeto Tamar (SITAMAR), o Sistema de Rastreamento de Embarcações para o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações por Satélite PREPS e desenvolveu o Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos - SIMMAM. É membro da Open Source Geospatial Foundation OSGEO (www.osgeo.org), sendo um dos responsáveis pela implantação do capítulo brasileiro da Fundação. (ver Lattes)
 

Michel Michaelovitch de Mahiques  

Instituto Oceanográfico da USP
  

Geólogo pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutor em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP. É professor titular do IOUSP e líder do projeto IGCP526 (Risks, Resources, Record of the Past in the Continental Shelves).  Dedica-se à pesquisa em Sedimentologia Marinha, atuando principalmente nos temas: sedimentação, estratigrafia, região costeira, plataforma continental e margem continental. Atualmente exerce o cargo de Diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. (ver Lattes)
 

Milton Kampel


​  

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, doutorado em Oceanografia Biológica pela USP e Pós-Doutorado no Bedford Institute of Oceanography, Canadá. É pesquisador do INPE, atuando na Coordenação de Observação da Terra como Chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto. Desenvolve aplicações de sensoriamento remoto, telemetria de dados por satélites e geotecnologias em Oceanografia e Meio-Ambiente, principalmente nos seguintes temas: Cor do oceano, Produtividade primária, Análise de variabilidade da biomassa fitoplanctônica, Monitoramento de ecossistemas marinhos, Análise de campos superficiais de temperatura da superfície do mar, Gerenciamento Costeiro, Mapeamento de manguezais e recifes de coral, entre outros. (ver Lattes)
 

Adriana de Queirós Mattoso  

Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica
Fundação Florestal – SMA, SP

  

É arquiteta, fotógrafa e ambientalista. Atua como supervisora técnica da Fundação Florestal dedicando-se ao planejamento e gestão socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. No municipio de Paraty, RJ, coordenou o Projeto Cairuçu, na regiao da APA de Cairuçu, Reserva Ecológica da Juatinga e Parque Nacional da Serra da Bocaina. Participou da fundação da Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro, na conquista dos direitos dos caiçaras de Trindade às suas terras, por meio de ações de mobilização da sociedade, fotojornalismo e cinema. Assessorou o planejamento e implantação de protótipo de Geoportal voltado à gestão costeira do Estado de São Paulo.
 

Jordí Sorribas Cervantes 

Geólogo pela Universidade de Barcelona, é pós graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universitat Politecnica de Catalunya. Coordena equipe responsável por desenvolver sistemas de aquisição, disseminação e controle de qualidade de dados e metadados oceanográficos. Lidera equipe que desenvolve procedimentos e protocolos  para o intercâmbio internacional em Infraestruturas de Dados Espaciais – IDE, como o OGC Web Services, INSPIRE (Sistema Europeu). Está envolvido em Projetos da Comunidade Europeia: ESONET, EMSO, NEAREST, GO, EUROMARGINS SWIM, EUROFLEET e Projetos Espanhois relacionados à IDE para áreas marinhas como o SIGSENSUAL e o IMPULS. Trabalha no Institute of Marine Sciences (ICM-CSIC) em Barcelona, Espanha.
 

Cel. Omar Antonio Lunardi 

Diretor do Serviço Geográfico do Exército para assuntos da INDE
  

Assessor do Diretor do Serviço Geográfico do Exército para assuntos da INDE; Membro pela DSG da CONCAR e Coordenador do Comitê da CONCAR para a elaboração Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais da INDE; Coordenador dos Comitês da DSG para elaboração das especificações técnicas da INDE sob responsabilidade da DSG; Coordenador Geral de Comitês para elaboração das metodologias de trabalhos para a linha de produção de dados geoespaciais da DSG. Formação de nível superior: Oficial do Exército – Academia Militar das Agulhas Negras – RJ; Bacharel em Matemática – Universidade Federal de Santa Maria – RS; Engenharia Cartográfica _ Instituto Militar de Engenharia – RJ. Especializações relacionadas ao tema: Analista de Sistemas – Pontifícia Universidade Católica – RS; Mestrado em Informações Geográficas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Banco de Dados Orientado a Objetos – Cambridge, UK.
 

Isadora Le Senechal Parada 

Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo - Coord. de Planejamento Ambiental
​  

Graduada em Ecologia pela UNESP e pós-graduada em Geoprocessamento pela UFPR. Atualmente é Especialista Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP e Coordenadora do Gerenciamento Costeiro no Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Vale do Ribeira. Atua especialmente em Conservação de Áreas Silvestres e gerenciamento costeiro. (ver Lattes)
 

Ministerio do Meio Ambiente – MMA
​  

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Estado do Pará, é pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho. É Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e trabalha em Qualidade Ambiental na Indústria. Atua na elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (Cartas SAO) e nos Planos de Preparação, Prevenção e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). (ver Lattes)
 

Diego Henrique Costa Pereira 

SIMMAM – Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos

PROMOÇÃO

PATROCÍNIO

CONTATO

geotecmar@pqi.ep.usp.br
Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. 3,  nº 380
05508-900   São Paulo – SP – BRASIL

© 2013 by Simpósio–Geotecnologias para a Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras